Um projeto vencedor, sólido, responsável e visionário é reconhecido pelo seu investimento em categorias de base. Nos últimos anos o Sada Cruzeiro se tornou um celeiro de talentos, sendo reconhecido como um dos maiores formadores de atletas do país.

Em reconhecimento a este trabalho o Sada Cruzeiro recebeu, em 2023, o “Prêmio Clube Formador”, do Comitê Brasileiro de Clubes – CBC.

Hoje o clube conta com várias equipes de base, que são o futuro do voleibol brasileiro. Os garotos são acompanhados por profissionais qualificados, das mais variadas áreas, e tudo sob o olhar da comissão técnica do time profissional do Sada Cruzeiro. Desde cedo os jovens atletas já conhecem as diretrizes e a filosofia do “Campeão de Tudo”. As equipes de categorias de base celeste são campeãs de vários torneios regionais e nacionais, entre eles o troféu da Superliga B (2015) e Superliga C (2023).

O Projeto Sada Argos, em Contagem, também é voltado para a formação esportiva e competições, com equipes masculinas sub-14, sub-15 e sub-16.

SELETIVAS

A equipe Sada Cruzeiro realiza uma vez por ano (entre novembro e dezembro) testes para compor suas categorias de base. Na época da seletiva é feita uma divulgação no site oficial, redes sociais e demais veículos de comunicação.

Nas seletivas somente poderão se inscrever atletas com a idade específica para cada categoria (geralmente até 16 anos).

Os testes são divididos em três fases eliminatórias:

– Avaliação técnica, com duração de um dia;

– Avaliação técnico-tática, em que o candidato aprovado na primeira fase passará por treinos com os atletas de sua categoria;

– Exames médicos que comprovam o bem-estar físico do candidato aprovado.

Jovens talentos das categorias de base do Sada Cruzeiro foram campeões da Superliga B em 2015 – Foto: Andreia Santos