Presente em Mundiais desde 2012, Sada Cruzeiro luta em casa pelo bicampeonato
22/09/2015 at 18:16
Campeão em 2013, o Sada Cruzeiro vai buscar em casa o segundo título Mundial, jogando no Ginásio Divino Braga, em Betim, a partir do dia 27 de outubro. E a volta do torneio ao local onde o time obteve sua conquista máxima, já empolga o elenco.
“Nossa expectativa agora é ainda maior. Em Betim foi maravilhoso há dois anos, sabemos que o público de lá nos apoia bastante. Foi onde tudo começou, onde o Sada Cruzeiro conseguiu seu primeiro título Mundial e agora vamos lá tentar buscar nosso bicampeonato. Estamos aproveitando agora o Campeonato Mineiro para nos preparar fisicamente e tecnicamente para chegar bem nesse Mundial e lutar muito para trazer mais esse título para a nossa torcida e para Minas Gerais”, disse o ponteiro Filipe.
O Sada Cruzeiro participa do Mundial de Clubes desde 2012, quando foi vice-campeão em Doha, no Catar, na final contra o italiano Trentino, tetracampeão do campeonato. O levantador William e o líbero Serginho foram considerados os melhores jogadores de suas posições naquele ano. O líbero Serginho chegou a faturar dois prêmios, tendo também a melhor recepção, enquanto Wallace foi o principal sacador.
A partir de 2013, após fechar um acordo com a FIVB, o time estrelado passou a ser o anfitrião do Mundial. E em seus domínios conseguiu um feito inédito. Foi o primeiro clube não italiano a vencer a competição, obtendo um resultado histórico para o vôlei brasileiro, ao bater na final o russo Lokomotiv Novosibirsk, por 3 sets a 0, em outubro de 2013, em Betim. Os cruzeirenses ainda garantiram quatro nomes entre os prêmios individuais. William e Serginho, de novo, foram os melhores em suas posições. Leal levou o prêmio de melhor atacante, enquanto Wallace foi consagrado como MVP, o melhor atleta de todo o torneio.
Em 2014, após uma mudança na agenda de competições da FIVB, o Mundial foi realizado no fim da temporada, em maio. O Sada Cruzeiro, que havia iniciado a temporada anterior com o Mundial, sentiu o desgaste, e terminou a competição em quarto lugar. O campeão foi o russo Belogorie Belgorod. O cruzeirense Wallace foi o melhor oposto da competição.
O Mundial de Clubes da FIVB começou a ser disputado em 1989, mas a competição foi descontinuada em 1992. O torneio retornou em 2009, sendo disputado em Doha, no Catar, até 2012, antes de vir para o Brasil.
Categoria: Mundial de Clubes