Com base mantida e projeto sólido, Sada Cruzeiro segue para a 10ª temporada no vôlei nacional
29/06/2015 at 15:15
A temporada 2015/16 será também de comemorações para o Sada Cruzeiro, já que o clube completará 10 anos defendendo as cores de Minas Gerais nas competições nacionais, e representando muito bem o Brasil nas disputas mundo afora. O histórico título do Mundial de Clubes, em 2013, é o destaque na sala de troféus do clube, assim como os do bicampeonato Sul-Americano e as três taças da Superliga. Em 2016, o time que surgiu em Betim-MG e se reforçou com os milhões de torcedores do Cruzeiro, completará 10 anos de existência.
E nesta temporada que se inicia, a décima para o elenco azul, os desafios serão os mesmos: lutar por grandes resultados. A equipe tem hoje um dos projetos mais sólidos do vôlei brasileiro, apostando na manutenção do elenco, fortalecendo e valorizando as categorias de base, sem deixar de lado os projetos sociais, com as escolinhas de vôlei.
“É uma marca muito importante. O time hoje está investindo muito na formação de jovens. A conquista da Superliga B, neste ano, reforça o nosso perfil de formador de atletas. Dentro do nosso time não tem estrelas, tem guerreiros. Estamos confiantes para seguir lutando, com os pés no chão, trabalhando no dia a dia, para fazer com que o nosso time tenha uma estrutura ainda mais sólida”, destacou o vice-presidente do Sada Cruzeiro, Alberto Medioli.
Na sexta temporada defendo o Sada Cruzeiro, o líbero Serginho destacou o orgulho de fazer parte desta história. “A gente tem muito orgulho do que passou, das glórias que alcançamos, até porque a nossa vida mudou bastante. Nós disputamos campeonatos importantes, jogamos o Mundial, e fomos o primeiro time da América a conquistar o título. Por tudo isso, o Sada Cruzeiro é hoje uma marca consolidada no voleibol, as pessoas conhecem. Eu estive em Portugal para assistir as finais do campeonato português e fiquei surpreso, porque as pessoas me abordaram nas arquibancadas. O pessoal me conhecia, conhecia o Sada Cruzeiro, sabia das nossas conquistas. E esse tipo de alcance mostra muito como o nosso time deixou de ser um sonho para virar realidade. Um projeto consistente, que trabalha a base, que investe da maneira que o esporte precisa. Agora, além do nosso nome estar na história, temos que pensar no que vamos fazer no futuro”, concluiu Serginho.
“É muito interessante ver como o time foi crescendo, resultado de um trabalho importante da direção do clube, e em quadra nós sempre tentamos fazemos o nosso melhor. Nos últimos anos o time veio a conquistar tudo e os desafios continuam grandes”, analisou Marcelo Mendez.
Continuidade
Diferente da realidade atual, com muita rotatividade dos jogadores e técnicos nos clubes, o Sada Cruzeiro tem acreditado na continuidade. Marcelo Mendez é o treinador que há mais tempo defende um time masculino no atual vôlei nacional. Já serão sete temporadas no comando do clube celeste.
Em quadra, a situação é semelhante. Presente em todas as conquistas dos últimos seis anos e um dos principais nomes do voleibol nacional, o oposto Wallace também vai para a sétima temporada consecutiva na Raposa. Ao lado dele, estão William, Serginho e Filipe, que seguirão para o sexto ano de Sada Cruzeiro.
Depois desse quarteto, chegou o cubano Leal, em 2012, e trouxe toda sua força para o ataque estrelado. Em 2013, a dupla de centrais Éder e Isac foi integrada ao plantel e agora os dois partem para a terceira temporada no time. Por fim, o canadense Winters, que chegou no ano passado, também renovou e continua no grupo.
E além de todo o entrosamento já conhecido como arma cruzeirense, a temporada 2015/16 deve ser marcada pela presença de novas promessas em quadra. Fernando Cachopa, levantador mais jovem da última Superliga, seguirá formando dupla com William na armação do time. E Pedrão, central que estava emprestado ao Montes Claros, retorna ao clube. Depois de se destacarem na conquista inédita da Superliga B, os jovens talentos também terão oportunidades no elenco principal, como o oposto Alan, os pontas Rodriguinho e Leozinho, o central Éder Levi e o líbero Vanderson.
“A experiência da Superliga B foi uma coisa diferente, algo muito bom para nós, com um time mais novo e enfrentando equipes experientes. Esta oportunidade agora com o time adulto vai ser muito especial. Vamos batalhar muito para ganhar nosso espaço. Agora começa oficialmente e vamos entrar com muita vontade”, contou o jovem central Éder Levi.
Elenco – Nº de Temporadas no Sada Cruzeiro
Wallace – 7 temporadas
William, Serginho e Filipe – 6 temporadas
Éder e Isac – 3 temporadas
Winters – 2 temporadas
Marcelo Mendez – 7 temporadas
Categoria: Elenco, Pré-temporada