Sada Cruzeiro inicia luta pela vaga na final e recebe o Minas nesta sexta no Riachão
19/03/2015 at 16:29
A busca por uma vaga em mais uma final de Superliga começa para o Sada Cruzeiro nesta sexta-feira, 20/03, às 19h, quando o time azul receberá o Minas Tênis Clube. O primeiro duelo da série melhor de três da semifinal acontecerá no Ginásio de Contagem e tem transmissão ao vivo do Sportv. A expectativa é de ginásio lotado, pois toda a carga de 2.200 ingressos para a partida foi vendida até o início da tarde desta quinta-feira.
Desde 2008, o Sada Cruzeiro esteve presente em todas as semifinais do torneio nacional. E das sete vezes em que esteve nessa fase da competição, em três ocasiões o adversário foi o Minas. Nas duas temporadas em que foi campeão, em 2013/14 e 2011/12, o concorrente dos cruzeirenses na semifinal foi o time da Rua da Bahia, superado em dois jogos nas duas edições. E em 2008/09, quando se encontraram pela primeira vez, os minastenistas fecharam a série em 2 a 1.
Agora, novamente um clássico regional vai decidir quem avança no campeonato. O Sada Cruzeiro, atual campeão, terminou a fase classificatória no topo e vai jogar o primeiro confronto em casa, com o apoio de sua torcida. Já o elenco do Minas fechou a primeira fase em quarto lugar e vem em uma crescente na competição.
Para o ponteiro Filipe, será mais uma vez um grande confronto. “O time do Minas realmente vem crescendo nesta fase final, com um volume de jogo estável. Mas a gente sabe da nossa qualidade, sabe da nossa responsabilidade. Temos uma equipe que vem trabalhando junta há cinco anos, acostumada a estar nas finais, a chegar nesses momentos decisivos. Temos um grupo bem coeso e espero que dê tudo certo pra gente. Vamos com nossa forca máxima para esta partida”, destacou o cruzeirense.
Melhor atacante da Superliga com 40,63% de eficiência, o oposto Wallace também espera um duelo difícil. “Esse confronto é muito bom, pois mostra que o nosso estado se mantém muito forte no vôlei e é uma partida que agita os torcedores. Vamos jogar em casa e temos que imprimir um ritmo de jogo forte. Temos que forçar bastante o saque para tentar quebrar a recepção deles. O time deles, com o passe na mão e com jogadores como o Escobar do outro lado, não vai ser fácil de enfrentar”, disse o camisa 8, reforçando que o importante nesta reta final da Superliga é mostrar regularidade.
“Eu não me preocupo muito com estatísticas, em ser o melhor nisso ou aquilo. Sei da minha responsabilidade e, com o passar do tempo, com tantos jogos, a gente vai tendo mais consciência e usa a experiência a nosso favor. Só penso em ter um bom aproveitamento e mostrar uma regularidade em quadra”, avaliou Wallace.
A segunda partida das semifinais está marcada para o dia 30 de março, segunda-feira, às 18h30, na Arena JK, em Belo Horizonte. O terceiro confronto, se necessário, será disputado no dia 4 de abril, às 21h30, novamente no Ginásio do Riacho, pois os cruzeirenses tiveram a melhor campanha da competição.
Estatísticas
O cruzeirense Wallace tem o melhor ataque da competição, com 40,63% de aproveitamento, e ele ainda aparece em quinto no saque. Entre os maiores pontuadores, Wallace tem a quarta posição, com 331 pontos. Leal é o oitavo jogador que mais marcou no torneio, com 266 acertos, e o ponteiro cubano ainda é o terceiro atacante mais eficiente, com 37,20%, além de ter o terceiro melhor saque.
O líbero Serginho é o melhor jogador de defesa, com excelência em 37,03% das ações. William, capitão estrelado, é também o melhor levantador, com 39,76%. No bloqueio, o central Éder está em sétimo lugar e o colega Isac em 12º, além de aparecer também em 11º entre os principais sacadores.
No ranking por equipes, o Sada Cruzeiro também surge no topo em quatro dos seis fundamentos analisados: ataque, saque, defesa e levantamento. Na recepção, o time estrelado é o quarto colocado e no bloqueio tem o quinto lugar.
Categoria: Superliga