Sada Cruzeiro faz 3 a 1 no Montes Claros e vai à semifinal da Superliga 2014/15
14/03/2015 at 18:48
A torcida de Montes Claros fez a sua parte e praticamente lotou o ginásio no Norte de Minas. E o time da casa também ofereceu muita resistência, mas não foi o suficiente para segurar o Sada Cruzeiro, que é o primeiro time a conquistar a classificação para a semifinal da Superliga 2014/15. A equipe estrelada venceu o Pequi Atômico por 3 a 1, com parciais de 25/23, 25/18, 26/28 e 31/29, no início da tarde desse sábado, 14/03, no Ginásio Tancredo Neves, que recebeu um público de cerca de 9000 pessoas, mostrando a força do voleibol mineiro.
No primeiro duelo da série melhor de três das quartas de final o Sada Cruzeiro também havia vencido o Montes Claros, em Contagem, por 3 a 0. E agora o elenco do técnico Marcelo Mendez garante o passaporte para a próxima fase e segue firme em busca do tricampeonato nacional.
“Cumprimos nosso objetivo até aqui, que era obter essa classificação. Agora vamos trabalhar firmes, já pensando na próxima fase. Esse confronto mostrou que não tem jogo fácil nesta fase da Superliga e temos que estar bem preparados”, disse o técnico.
Eleito o melhor atleta em quadra, com o troféu VivaVôlei, o ponteiro Leal destacou o jogo acirrado. “Uma partida nesta fase da competição é sempre muito difícil. Nós começamos bem, mas no terceiro set caímos um pouco o ritmo, desperdiçamos contra-ataques e eles acabaram reagindo e crescendo na partida. No quarto set nós retomamos e conseguimos essa vitória importantíssima. Agora vamos descansar um pouco e já nos preparar para o playoff das semifinais”, avaliou Leal.
Os cruzeirenses vão aguardar ainda a definição do adversário, que sairá do confronto entre Minas Tênis Clube e o paulista Vôlei Brasil Kirin. O Minas venceu a primeira partida por 3 a 0 e os times voltam à quadra na manhã deste domingo, às 10h30, em Campinas-SP para o segundo jogo.
No Norte de Minas, Wallace, oposto azul, foi o maior pontuador do confronto, com 22 marcações. Na equipe adversária, Cléber Mineiro e Pedrão marcaram 15 vezes, seguidos por Douglas Cordeiro, que fez 13 pontos para a equipe da capital.
Douglas foi uma das novidades em quadra, já que o central Éder sentiu um desconforto no joelho direito e foi poupado. Outra mudança foi o ponteiro canadense Winters, que entrou no decorrer do primeiro set e jogou quase toda a partida.
O jogo
O dono da casa começou com um ritmo forte e chegou a abrir 5 a 2, chegando à frente no primeiro tempo técnico, com 8 a 6. Em seguida, os cruzeirenses aproveitaram bem dois contra-ataques com Wallace, e, com um grande ace de William, empataram em 9 a 9. O trabalho ofensivo da Raposa seguiu funcionando e o time abriu dois pontos de vantagem. Mas, com Pedrão inspirado, Montes Claros voltou a igualar em 14 a 14. O set seguiu disputado ponto a ponto, até a passagem de Leal pelo saque, quando o Sada Cruzeiro abriu 22 a 19 e continuou melhor para fechar a etapa.
Assim como o anterior, o segundo set começou muito equilibrado. As equipes trocaram pontos até Leal desempatar no contra-ataque e Winters marcar um ace, fazendo o Sada Cruzeiro chegar à frente no tempo técnico, em 8 a 6. Os times ainda se equilibraram até o placar marcar 12 a 12. Porém, com a recepção funcionando, William distribuía bem e seus atacantes faziam a diferença. E com contra-ataque de Douglas Cordeiro, a Raposa abriu seis pontos de vantagem, aos 23/17, e fechou o set com um ace do central.
O Montes Claros voltou arriscando tudo na terceira etapa. As equipes trocaram pontos até 5 a 5, mas os anfitriões aproveitavam as falhas no passe celeste e fizeram 8 a 5. O saque azul também não entrava como nos sets anteriores, o que dava tranquilidade ao levantador do Pequi Atômico e permitia um crescimento dos donos da casa no ataque. Assim, eles seguiram na frente durante toda a parcial e chegaram a abrir quatro pontos de vantagem, em 20/16. No final do set, o jogo ficou emocionante. Com a excelente passagem de Winters pelo saque, cruzeirenses ainda passaram à frente em 24 a 23 e os times brigaram muito até o Montes Claros fechar em 28 a 26 e diminuir a vantagem estrelada para 2 a 1.
O equilíbrio continuou sendo a tônica do quarto set. Ponto a ponto, Sada Cruzeiro e Montes Claros disputaram até o 11°. Aproveitando os erros dos cruzeirenses, o clube anfitrião abriu três de vantagem, em 14/11, e administrou até 21 a 18. A partir daí, a Raposa tirou um ponto de cada vez, chegando ao empate em 22 a 22, com bloqueio de Douglas Cordeiro. Como na parcial anterior, os times equipes seguiram lutando e construindo set points, até que Leal virou um contra-ataque e foi para o saque marcar um ace e fechar o jogo.
Sada Cruzeiro – William, Wallace, Filipe e Leal, Douglas Cordeiro e Isac e o líbero Serginho. Entraram PV, Fernando Cachopa e Winters. Técnico – Marcelo Mendez.
Montes Claros Vôlei – Rodriguinho, Cléber Mineiro, Polaco, Ceará, Pedrão, Salsa e o líbero Ezinho Entraram Acácio, Edinho, Índio e Gianzinho. Técnico – Marcelinho Ramos.
Categoria: Superliga