Sada Cruzeiro perde para Taubaté na semifinal da Copa Brasil
23/01/2015 at 3:10
Em uma batalha muito disputada contra o Taubaté Funvic, o Sada Cruzeiro foi superado na semifinal desta sexta-feira, 22/01, por 3 sets a 1, e com isso fica fora da decisão da Copa Brasil 2015. O time celeste, atual campeão do torneio, lutou do início ao fim, mas viu o forte adversário anotar parciais de 24/26, 24/26, 25/17 e 23/25, na partida realizada no Ginásio Taquaral, em Campinas-SP.
O ginásio campineiro também sediará a decisão deste sábado, 24, às 22h, quando o time de Taubaté enfrentará o dono da casa, o Vôlei Brasil Kirin, que também venceu por 3 a 1 o Minas Tênis Clube no jogo de abertura.
“Nossa equipe lutou até o final. A gente fez de tudo e foi um jogo muito disputado. Hoje o saque não foi a nossa principal arma, como vinha sendo. No detalhe eles resolveram melhor que a gente. Contra o time deles, se não rodar a bola na mão, realmente fica difícil. Eles estão de parabéns, jogaram melhor e mereceram o placar de 3 a 1. E fica a lição pra gente, de retomar essa energia nossa para a Superliga. Mesmo classificados para o Sul-Americano a gente queria ir muito pra essa final”, analisou o ponteiro Filipe.
O vencedor da Copa Brasil garante participação no Campeonato Sul-Americano. Mas por ser o atual campeão da Superliga o Sada Cruzeiro já tem vaga assegurada no torneio continental, que acontecerá em San Juan, na Argentina, entre os dias 9 e 15 de fevereiro.
Desde a temporada 2009/10, de um total de 20 torneios, esta é apenas a terceira competição que os cruzeirenses não participam da decisão. Nesse período, com um retrospecto incrível, já foram 17 finais de campeonato, com 14 títulos conquistados.
O jogo
Com muito poder ofensivo dos dois lados, o jogo começou com as equipes forçando bastante o saque. O Taubaté chegou a fazer 7 a 5, mas a Raposa contou com a boa passagem de Filipe no saque e, com um ataque de Éder, chegou à frente no primeiro tempo técnico, em 8 a 7. Os times seguiram disputando ponto a ponto, com os paulistas fazendo 16 a 15 na segunda parada. Muitos erros de saque marcaram o set, mas Sidão acertou no serviço, abrindo 23 a 21. O Sada Cruzeiro chegou a empatar em 24 a 24, mas, com um bloqueio triplo, os paulistas abriram o placar.
Assim como no primeiro set, o segundo começou com equilíbrio e muitos erros de saque. Melhor nas viradas de bola, a equipe do Vale do Paraíba assumiu a vantagem, com 8 a 7 no tempo técnico. Na sequência, o time celeste contou com melhor aproveitamento nos contra-ataques e o bom trabalho no bloqueio para passar à frente e chegar ao segundo tempo técnico com a maior vantagem do jogo, 16 a 13. O Sada Cruzeiro seguiu administrando a liderança até o 22º ponto, quando os paulistas empataram e aproveitaram as falhas azuis para fechar mais uma etapa.
Precisando vencer, a Raposa voltou com um ritmo forte no terceiro set e, com pancada de Leal no contra-ataque, fez 8 a 7 na parada técnica. O time mineiro cresceu em todos os fundamentos, principalmente no bloqueio, chegando a marcar cinco pontos só nesta etapa. E com uma excelente passagem do cubano Leal no saque, a equipe azul disparou no placar abrindo seis pontos, e se manteve à frente até o final para vencer o set.
Mas foi o bloqueio do Taubaté que começou desequilibrando no quarto set. E o time paulista fazia uma etapa impecável, chegando a ficar seis pontos na frente. Era essa a vantagem aos 23 a 17, quando o central cruzeirense Isac chegou ao saque. Brilhante no serviço, o gigante chegou a sacar seis vezes e o placar ficou em 23 a 22, quando William fez uma grande defesa, mas a Raposa não aproveitou. Apesar da reação celeste a equipe paulista fechou em 25 a 23, em contra-ataque de Lipe, e ficou com a vaga na grande final.
Sada Cruzeiro – William, Wallace, Filipe e Leal, Éder e Isac e o líbero Serginho. Entraram Fernando Cachopa, Alan, Douglas Cordeiro e Winters. Técnico – Marcelo Mendez.
Funvic Taubaté – Rapha, Lorena, Lipe, Dante, Sidão, Maurício e o líbero Felipe. Entraram Thiago Sens, Rodrigo, Djalma e Pedro. Técnico – Cézar Douglas
Categoria: Copa Brasil, Sul-Americano