Sada Cruzeiro vence Montes Claros e termina 2014 na liderança isolada da Superliga
22/12/2014 at 0:22
Com a vitória, o time celeste chega aos 35 pontos e abre vantagem na ponta da tabela; elenco só volta aos treinos no dia 2 de janeiro
Na última partida de 2014, o Sada Cruzeiro cumpriu muito bem seu compromisso e venceu o Montes Claros Vôlei por 3 sets a 1, no ginásio Tancredo Neves, no Norte de Minas. No duelo válido pela segunda rodada do returno da Superliga, na noite deste domingo, 21/12, os cruzeirenses tiveram um duelo disputado, mas jogaram bem e venceram de virada, com parciais de 23/25, 25/16, 25/22 e 25/21.
E com esse placar o elenco da Raposa se isola ainda mais na liderança do torneio nacional, atingindo os 36 pontos, com 12 vitórias em 13 jogos. O segundo colocado na tabela é o Taubaté Funvic, com 33, seguido pelo Vôlei Brasil Kirin com 31, e pelo Minas Tênis Clube, que aparece em quarto, com 25 pontos.
Agora, os jogadores e a comissão técnica do Sada Cruzeiro vão aproveitar o recesso de fim de ano da competição para descansar. O time só volta a treinar no dia 2 de janeiro, no CT do Barro Preto, em Belo Horizonte, quando inicia a preparação para o duelo com o Voleisul. Os times entram em quadra no dia 08/01, às 20h30, em Novo Hamburgo-RS. E depois disso os cruzeirenses visitam o Funvic Taubaté no dia 10, antes do primeiro confronto em casa pela Copa Brasil, no dia 14.
Para o técnico Marcelo Mendez, a Raposa cumpriu bem seu papel. “Nosso time está bem. O Montes claros deu uma crescida grande nesta fase da competição. Nós sabíamos que teríamos que trabalhar duro para ganhar deles. Foi um bom jogo. Agora vamos tratar de descansar para voltar no mesmo ritmo em janeiro”, disse o técnico Marcelo Mendez.
Com grandes defesas na partida, o líbero Serginho foi eleito o melhor em quadra e ficou com o troféu VivaVôlei. “Jogar em Montes Claros sempre é muito difícil. A torcida apoia muito, principalmente contra o nosso time, por ser um clássico mineiro. Para nós é muito importante essa manutenção do primeiro lugar na tabela antes do Natal. O foco é muito difícil nesse período, pois todos já estão se mobilizando para Natal, Reveillon. Nós vamos ter uma folga um pouco mais longa. E foi bom a gente conseguir manter essa primeira colocação, não tirar o pé do acelerador, não vacilar, principalmente neste momento crucial da tabela para nós”, disse Serginho.
Edinho, da equipe de Montes Claros, foi o maior pontuador do jogo, com 20 acertos. No time celeste, Leal marcou 18 e Wallace 16.
O jogo
O Montes Claros iniciou a partida com vantagem de 8 a 6, com um bloqueio de Edinho em Leal. O time da casa seguiu com uma defesa bem posicionada, mas foi com um erro de ataque de Edinho que os cruzeirenses empataram em 12 a 12. Na segunda parada técnica, o sediante já estava com dois pontos à frente novamente, com o Sada Cruzeiro cometendo mais erros, e, com isso, viu o adversário fazer 25 a 23.
Os cruzeirenses voltaram com ânimo diferente no início do segundo set, trabalhando melhor no saque, e fazendo 8 a 5 no primeiro tempo técnico. Com ritmo acelerado, o Sada Cruzeiro seguiu virando muito bem os contra-ataques e, com uma boa defesa, já anotava 16 a 10 na parada seguinte. A vantagem aumentou para 21 a 14 e, para fechar, Éder marcou 25 a 16 com um bloqueio no oposto Léo, igualando o jogo em 1 a 1.
O saque fez a diferença mais uma vez para o time azul no começo do terceiro set, com aces de Isac e Wallace, abrindo 7 a 4. O MOC reagiu também com uma variação no serviço, dificultando a recepção celeste, e virando em 9 a 8. A parcial seguiu bem disputada, ponto a ponto, mas na segunda parada técnica os cruzeirenses retomaram a liderança do placar, com 16 a 14. Nesse momento, Isac marcou dois bloqueios seguidos em Edinho e confirmou a vantagem azul. O Montes Claros ainda esboçou uma reação no fim do set, mas o Sada Cruzeiro fechou em 25 a 22, virando em 2 a 1.
O quarto set começou com duas defesas espetaculares do líbero Serginho, em um grande rali da partida. O bom ritmo dos cruzeirenses continuou durante toda a etapa e o time anotava 16 a 12 no placar do segundo tempo técnico. E, mais uma vez trabalhando bem na virada de bola, o oposto PV marcou 25 a 21 e fechou a partida para os líderes celestes.
Sada Cruzeiro – William, Wallace, Filipe e Leal, Isac e Éder e o líbero Serginho. Entraram PV, Fernando Cachopa e Kadu. Técnico: Marcelo Mendez.
Montes Claros Vôlei – Rodriguinho, Edinho, Polaco e Ceará, Pedrão e Salsa e o líbero Ezinho. Entraram Índio, Léo e Cléber Mineiro. Técnico: Marcelinho Ramos.
Categoria: Superliga