Talento celeste se supera, é campeão na seleção e estreia no profissional

05/09/2014 at 18:02

Em menos de 10 dias jogador Leozinho vive a perda da mãe, é campeão Sul-Americano com o Brasil e disputa um jogo oficial com a camisa do Sada Cruzeiro

Atleta celeste é exemplo de dedicação e comprometimento – Foto: Renato Araújo

Aos 19 anos de idade, o ponteiro cruzeirense Leozinho vive um período marcante em sua vida. Na última terça-feira, 02/09, fez sua estreia no time profissional do Sada Cruzeiro diante do Minas, em um clássico emocionante. E antes, no domingo passado, dia 31/08, foi campeão Sul-Americano Juvenil defendendo a seleção brasileira. Isso já seria o suficiente para demonstrar sua capacidade de dedicação e concentração, mas essas conquistas vieram depois de um desafio muito maior. Três dias antes de o Brasil estrear no Sul-Americano, na manhã do dia 24/08, o jovem talento perdia a mãe, uma grande apoiadora de sua promissora carreira.

Leonardo Nascimento estava concentrado em Saquarema-RJ, treinando com a seleção, quando recebeu a notícia. “Minha mãe descobriu que estava com câncer há cerca de um mês e ainda finalizava os exames para começar o tratamento. Meu irmão me ligou chorando no domingo de manhã e me contou o que tinha acontecido. Eu fui direto à sala do supervisor da seleção pedir para voltar imediatamente para BH e já peguei um voo às 15h. Participei do velório e recebi o apoio de muitos amigos e familiares, foi muito importante pra mim me sentir tão amparado”, contou o jovem ponteiro.

Em seguida, Leozinho viajou novamente para Saquarema, onde disputou todos os jogos do Sul-Americano. “Eu joguei como terceiro ponteiro toda a competição. E pude cumprir a promessa que fiz à minha mãe em seu enterro, voltei para Saquarema para conquistar o título em homenagem a ela”.

Leozinho é homenageado pelos companheiros – Fotos: Divulgação CBV

O jogador do Sada Cruzeiro, já muito querido, virou na seleção uma espécie de símbolo do grupo que lutava pelo título. O Brasil venceu todas as partidas e disputou a decisão contra a Argentina, vencendo por 3 a 0, com grande atuação de Leozinho, que foi ovacionado pelos companheiros após a conquista.

O que o garoto vivenciou nos últimos dias serve de inspiração para os jogadores e comissão técnica do Sada Cruzeiro. No clube, a expressão “prata da casa” não encontraria um representante melhor que Leonardo. Com apenas nove anos, em 2004, ele começou a jogar vôlei na escolinha do Cruzeiro, na Sede Campestre, na região da Pampulha. Após a parceria com o Sada, o talentoso menino foi integrado à primeira turma das categorias de base no CT do Barro Preto, em 2009. Desde então, Leozinho se destaca com a camisa azul e sua formação recebe uma atenção muito especial dos profissionais do clube.

“É um exemplo. Ele tem uma força interior difícil de se achar nas pessoas, principalmente em um menino de 19 anos. Com tudo que ele passou não deixa de treinar, jogar, cumprir com seus compromissos com a mesma dedicação. Isso mostra um caráter muito grande e vai ajudá-lo tanto na vida esportiva quanto na pessoal. Às vezes as pessoas têm problemas simples e não conseguem treinar, trabalhar. Isso serve de incentivo para muita gente. É um menino de ouro”, disse o técnico Marcelo Mendez.

Seleção brasileira juvenil comemora o título; time azul teve também os jogadores Cachopa e Rômulo

Campeões

E ainda neste fim de semana Leozinho retorna para Saquarema-RJ, onde se integrará à seleção novamente. Desta vez, o time brasileiro se preparará para o Campeonato Sul-Americano Sub-22, que acontecerá em outubro. Para esta competição também foram convocados outros quatros atletas celestes: Alan, Kadu, Éder Levi e Cachopa.

Além de Leozinho, também foram campeões do recente Sul-Americano Juvenil com a seleção os jogadores cruzeirenses Cachopa e Rômulo, além do fisioterapeuta Alysson Zuin, que atua na comissão técnica do Brasil.

Categoria: Campeonato Mineiro, Categorias de base