Mundial de Clubes dá chance a crianças de escolas públicas assistirem a um jogo de vôlei pela 1ª vez
08/05/2014 at 18:08
O Mundial de Clubes, disputado no Ginásio do Mineirinho até este sábado, 10/05, está sendo uma oportunidade para milhares de crianças de escolas públicas de Belo Horizonte assistirem a uma partida oficial de vôlei. A iniciativa é do anfitrião do torneio, o Sada Cruzeiro, em parceria com o Governo de Minas e a Prefeitura de Belo Horizonte, apoiadores do evento intercontinental.
No início da tarde começam a chegar as caravanas, de várias partes da cidade, e os garotos estão dando ao palco histórico do vôlei um colorido todo especial. E que partidas os alunos estão tendo a oportunidade de assistir. Em um horário em que normalmente estariam em sala de aula, na tarde da última quarta-feira cerca de três mil crianças e adolescentes acompanharam o duelo entre Trentino e o argentino UPCN. E nesta quinta-feira, ‘outra turma’ de três mil crianças assistiram ao duelo decisivo entre UPCN e o elenco de estrelas do Al-Rayyan, do Catar.
A iniciativa foi muito bem recebida por professores e alunos das dezenas de escolas municipais convidadas a trazer seus pequenos torcedores. Algumas crianças, que assistem aos jogos de vôlei ao vivo no ginásio pela primeira vez, não têm dúvidas ao descrever a experiência. “É muito emocionante”, relatam, juntos, os estudantes Carlos Henrique Ferreira dos Santos, 10, e Nicolas Gustavo, de nove anos.
Para outros, além da emoção e da distração do passeio, o exemplo de superação dado pelos atletas em quadra é o ponto alto da experiência. “Estamos aprendendo que nem tudo é impossível e que tudo se pode conseguir. Eles têm que se esforçar muito para treinar e ganhar o jogo”, comenta a estudante Diuliam Stéfany, 12 anos.
A oportunidade de vivenciar o esporte também tem uma função didática importante, segundo o professor de educação física Wantuil Antônio dos Santos. “Eu trouxe a turma para assistir porque estou começando a ensinar voleibol para os meus alunos. A aula que nós vamos ter aqui é uma aula prática que vai me ajudar muito posteriormente. Essa experiência deveria ser estendida não só ao voleibol, mas também ao basquete e a todos os outros esportes. Embora vejam muita coisa na televisão, ver aqui ao vivo, tão perto, é muito melhor”.
Segundo a professora Núbia Prates, ações como essa são muito importantes para que os alunos saiam um pouco do ambiente escolar e eles se sentem valorizados. “Eles se sentem lisonjeados, felizes. Afinal, para eles, é como se fosse um dia comemorativo, é uma grande novidade. Os meninos quase nunca saem da escola. Isso é bom para eles”, declara.
Categoria: Mundial de Clubes