Mundial no Mineirinho, em ano de Copa do Mundo, é um atrativo a mais para BH
24/03/2014 at 19:35
O Mundial de Clubes a ser realizado no Mineirinho pelo Sada Cruzeiro e FIVB, entre os dias 5 e 10 de maio, é mais um dos grandes eventos que a capital receberá em 2014. Em parceria com o Governo de Minas e a Prefeitura de Belo Horizonte, a iniciativa de trazer a competição faz parte dos grandes eventos do calendário esportivo da cidade, como os jogos da Copa do Mundo.
“É uma grande honra poder receber esse evento pela segunda vez em Minas Gerais. E acho que ele é coroado com a locação no Mineirinho, pois é um ginásio que tem uma história muito forte com o voleibol mundial. E inserido nesse complexo da Pampulha, com o Mundial acontecendo a um mês da Copa do Mundo, creio que será benéfico para todos, organização, equipes, atletas, com uma logística mais fácil. É um período muito bom porque já estaremos respirando Copa, num momento de internacionalização de Minas Gerais e de Belo Horizonte, quando temos uma expectativa de receber 130 mil turistas estrangeiros em 50 dias, inclusive jornalistas. Acho que pode até haver uma cobertura maior em nível internacional por conta da presença de alguns jornalistas estrangeiros na capital”, Tiago Lacerda, Secretário de Estado de Esportes e Turismo.
O Ginásio Jornalista Felippe Hanriot Drummond, mais conhecido como Mineirinho, tem capacidade para 25 mil pessoas e já recebeu várias partidas das seleções brasileiras de vôlei. Por duas vezes a arena já registrou recordes de público no voleibol. Foram 26 mil torcedores com a Seleção Brasileira Feminina contra a China, no Mundial de 1994, e com a masculina, na Liga Mundial de 1995, em um duelo contra a Itália. O próprio Sada Cruzeiro já disputou uma final de Superliga no Mineirinho, na edição 2010/11, com um público de quase 20 mil pessoas.
Para o presidente da Federação Mineira de Vôlei – FMV, Carlos Antônio Rios, o Carlão, o Mundial de Clubes no Mineirinho resgata um pouco da história e da paixão do público mineiro com o voleibol. “Minas Gerais tem uma tradição muito forte no voleibol e há três anos o nosso Mineirinho não recebe um evento de vôlei em nível internacional. Essa volta ao Mineirinho é de extrema importância para a história do estado. O ginásio é detentor de todos os recordes de público, em competições nacionais e internacionais, e são recordes imbatíveis. Se existe o templo do voleibol, esse templo é o Mineirinho. Ao invés de receber 6.500 pessoas por jogo em Betim, como foi no ano passado, poderemos receber, no mínimo, 18 mil pessoas no Mineirinho. E esse Mundial vem ratificar, mais uma vez, o amor que o mineiro tem pelo voleibol”, disse Carlão.
Categoria: Mundial de Clubes