Sada Cruzeiro assina com a FIVB e vai sediar Mundial de Clubes de 2014
10/01/2014 at 11:53
Torneio internacional reunirá novamente os campeões continentais em Betim-MG, de 6 a 11 de maio
Assim como aconteceu em 2013, o Sada Cruzeiro, campeão do Mundial de Clubes, vai sediar novamente a competição internacional em 2014. A assinatura do acordo aconteceu ainda em dezembro, em Lausanne, na Suíça, na sede da Federação Internacional de Voleibol – FIVB, entre dirigentes do clube celeste e da entidade máxima do vôlei mundial. E na última semana a FIVB divulgou seu calendário anual de eventos, no qual consta Betim como sede do torneio, que será disputado no Ginásio Divino Braga ainda no primeiro semestre deste ano, entre os dias 6 e 11 de maio.
De acordo com o termo assinado com a FIVB, o Sada Cruzeiro também poderá sediar a competição mais importante em nível de clubes do mundo pelos próximos dois anos, até 2016.
O Campeonato Mundial de Clubes de 2014 será realizado nos mesmos moldes do último, com um total de oito equipes, incluindo cinco campeões continentais, o Sada Cruzeiro, atual campeão, e outros dois clubes que serão convidados pela FIVB. E uma mudança foi feita na agenda: pela primeira vez o torneio será disputado no início do ano, no encerramento da temporada regular do vôlei.
O sucesso do evento realizado em Betim no ano passado foi crucial para a escolha da sede pela FIVB. “Agradeço muito ao Sada Cruzeiro, por organizar de forma tão brilhante a edição de 2013, reconhecendo inclusive todas as limitações que o clube teve em função do tempo. E mesmo assim o time elevou o padrão do campeonato. Eu confio de novo a realização deste evento ao Sada Cruzeiro, pois sei que farão um excelente trabalho. A FIVB quer transformar este evento em um torneio muito divulgado no mundo. O clube demonstrou sua competência para realizar o Mundial, e queremos aproveitar esse padrão de excelência que o Sada Cruzeiro criou para o evento”, afirmou Aleksandar Boricic, presidente do Comitê de Eventos Esportivos e vice-presidente do Comitê Executivo da FIVB.
E o clube mineiro, anfitrião, não medirá esforços para realizar novamente um grande torneio. É o que garante o presidente do Sada Cruzeiro, Vittorio Medioli.
“Para nós é uma alegria muito grande receber novamente o Mundial de Clubes. Será também um desafio, pois queremos realizar um evento ainda melhor que o de 2013, quando tivemos pouco tempo hábil para organizar tudo. Pretendemos seguir com o formato de um projeto amplo, que reúna esporte, mas também outras áreas como arte, cultura, lazer e turismo. Agradeço o apoio da Prefeitura de Betim, de Contagem, e também do governo de Minas Gerais, pois é muito importante para o estado e para o país sediar uma competição como essa”, afirmou Vittorio Medioli.
O Mundial de Clubes
Pela segunda vez Minas Gerais receberá o Campeonato Mundial de Clubes, que será novamente sediado em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. Em 2013 o Sada Cruzeiro escreveu seu nome na história do vôlei mundial ao superar o favoritismo europeu e bater o russo Lokomotiv Novosibirsk por 3 a 0, na final no Ginásio Divino Braga.
Em 2012 o time cruzeirense já havia sido vice-campeão na disputa em Doha, no Catar, país que sediou a competição por quatro anos seguidos, de 2009 a 2012. O torneio foi criado em 1989 pela FIVB.
Categoria: Mundial de Clubes