Sada Cruzeiro escreve seu nome na história do voleibol mundial

21/10/2013 at 19:05

Pela primeira vez na história do voleibol, um time brasileiro conquista o Mundial de Clubes masculino - Foto: Renato Araújo - Divulgação Sada Cruzeiro

Um resultado histórico para o esporte brasileiro. O título de campeão Mundial do Sada Cruzeiro é o primeiro conquistado por uma equipe brasileira masculina de voleibol. Até a edição de 2013 todos os títulos haviam sido conquistados por times italianos. E desde 1991, quando o Banespa ficou em segundo lugar no torneio sediado em São Paulo, o melhor resultado brasileiro até então era o próprio vice-campeonato dos cruzeirenses na competição disputada em Doha, no Catar, em 2012. Dessa vez, o elenco azul jogou em casa e superou o favoritismo do time europeu Lokomotiv Novosibirsk na decisão, vencendo por 3 sets a 0, com parciais de 25/20, 25/19 e 25/20, no Ginásio Divino Braga, em Betim.

Foram seis dias de competição, com o ginásio sempre lotado, e que vão ficar marcados na história do clube, que nasceu em Betim, virou Sada Cruzeiro, e vem escrevendo seu nome na história da modalidade. A taça de campeão Mundial do time azul, única que faltava na prateleira celeste, vai se juntar à de campeão da Superliga e Sul-Americano, em 2012, e também aos quatro troféus de campeão mineiro.

“Eu nunca podia imaginar, há sete anos, quando o time foi criado, que um dia conquistaríamos o título de campeão do Mundo. É uma felicidade imensa para mim, e gostaria de agradecer a todos os envolvidos neste projeto: atletas, comissão técnica, funcionários. É muita alegria. Esse título vem coroar um trabalho que fazemos há muito tempo, sempre brigando pelo lugar mais alto, com humildade, coragem e perseverança”, destacou o presidente Vittorio Medioli.

Atleta mais antigo no time, o central Douglas Cordeiro chegou ao clube em 2008, faz sua sexta temporada defendendo a camisa celeste e viveu grande parte dessa história. “Tem um gostinho muito especial conquistar esse título em Betim. Eu joguei na cidade e a torcida sempre nos apoiou e ficou triste quando saímos de Betim. Por isso, estou muito feliz em poder presentear Betim com um campeonato mundial. Ainda mostramos o tanto que a parceria entre Sada e Cruzeiro é um sucesso. Acho que agora todos estão satisfeitos, não falta mais nada! Alcançar o topo é muito bom, mas a gente sabe que a temporada continua. E agora seremos ainda mais cobrados”, comemorou o atleta.

HISTÓRICO MUNDIAL DE CLUBES MASCULINO

2013 – Betim (BRA)

1º) Sada Cruzeiro (BRA)

2º) Lokomotiv Novosibirsk (RUS)

3º) Trentino (ITA)

2012 – Doha (Catar)

1º) Trentino (ITA)

2º) Sada Cruzeiro (BRA)

3º) PGE Skra Belchatów (POL)

2011 – Doha (Catar)

1º) Trentino Diatec (ITA)

2º) KS Jastrzebski Wegiel (POL)

3º) Zenit Kazan (RUS)

4º) SESI (BRA)

2010 – Doha (Catar)

1º) Trentino Betclic (ITA)

2º) PGE Skra Belchatow (POL)

3º) Paykan (IRI)

2009 – Doha (Catar)

1º) Trentino Betclic (ITA)

2º) PGE Skra Belchatow (POL)

3º) Zenit Kazan (RUS)

5º) Cimed (BRA)

1992 – Treviso (Catar)

1º) Misura Mediolanum Milano (ITA)

2º) Sisley Treviso (ITA)

3º) Olympiakos Pireo (GRE)

5º) Banespa (BRA)

1991 – São Paulo (Brasil)

1º) Il Messaggero Ravenna (ITA)

2º) Banespa (BRA)

3º) Mediolanum Milano (ITA)

4º) Frangosul (BRA)

1990 – Milão (Itália)

1º) Mediolanum Milano (ITA)

2º) Banespa (BRA)

3º) Maxicono Parma (ITA)

1989 – Parma (ITA)

1º) Maxicono Parma (ITA)

2º) CSKA Moscou (URS)

3º) Pirelli (BRA)

4º) Banespa (BRA)

Categoria: Mundial de Clubes