Com quatro prêmios individuais, atletas do Sada Cruzeiro invadem seleção do Mundial

21/10/2013 at 18:10

Serginho comemora premiação de melhor líbero do Mundial - Foto: Renato Araújo - Divulgação Sada Cruzeiro

Campeão Mundial 2013, o Sada Cruzeiro firmou seu nome na história do voleibol e os atletas que defendem a camisa azul fizeram o mesmo. Assim como aconteceu em Doha, no ano passado, nesta edição do torneio disputado em Betim, os jogadores cruzeirenses se destacaram em várias posições. Foram quatro prêmios conquistados: William e Serginho, que já haviam garantido os troféus de melhores em suas posições em 2012, foram novamente reconhecidos como melhor levantador e melhor líbero, respectivamente. O cubano Leal foi consagrado o melhor ponteiro. Por fim, Wallace conquistou o MVP – título de melhor atleta de todo o Mundial. Na final contra o Lokomotiv Novosibirsk, da Rússia, no último domingo, 20, os atletas cruzeirenses foram impecáveis e mostraram a força do grupo.

“É difícil falar, porque não depende só de mim, eu dependo do ponteiro, do líbero, do levantador. Então, cada pedacinho do meu troféu individual é do time. Eu entro sempre em quadra com a mentalidade de ajudar o time da melhor maneira possível. E acho que nesse campeonato eu consegui ajudar, acho que fiz bem o meu papel. Além disso, preciso agradecer a toda a nossa torcida também, que nos ajudou sempre” disse o oposto Wallace.

Nas estatísticas oficiais do Mundial, as iniciais SDC, que se referem ao time azul, podem ser encontradas com facilidade. Nas avaliações por equipe o clube ficou em primeiro lugar nos fundamentos ataque, saque e levantamento, e em quarto no bloqueio e na defesa.

No ranking dos atletas, Wallace repetiu o feito de 2012 e foi o melhor sacador, além de ser o segundo maior pontuador, com 76 anotações nos cinco jogos. O oposto está sempre acompanhado de Leal: o cubano teve o segundo melhor saque e foi o quinto maior pontuador da competição.

Leal, o melhor ponteiro do Mundo - Foto: Renato Araújo - Divulgação Sada Cruzeiro

“Representa muito, muito mesmo, ganhar esse prêmio. Acho que fiz por merecer essa grata oportunidade de ser campeão Mundial, uma competição muito difícil. Agradeço a todo o time, pois somos muito unidos, e em especial ao professor Marcelo, que confiou em mim e me trouxe pra cá, para jogar pelo Cruzeiro. Ainda não tenho palavras para explicar o quanto estou feliz”, comemorou emocionado Leal, o melhor ponteiro do torneio.

A dupla Leal e Wallace também figurou entre os melhores atacantes, com o terceiro e quarto lugar, respectivamente. O ponteiro ainda apareceu entre os principais bloqueadores, ficando em sexto e entre os defensores, em décimo. O central Éder também apareceu no ranking de bloqueadores, ficando com a nona posição.

Na recepção e defesa, o destaque foi o líbero Serginho, com a terceira posição em ambos os fundamentos. William liderou as estatísticas de levantamento, enquanto Vinhedo apareceu em décimo lugar.

Categoria: Mundial de Clubes