08/11/17 - Categorias de base

Revelador de talentos, Sada Cruzeiro intensifica e acelera formação dos atletas da base

Principal nome do voleibol nacional nos últimos anos, o Sada Cruzeiro exerce o papel de revelador de talentos e consolida-se como um dos principais formadores de atletas do Brasil. O trabalho com os meninos inicia ainda nas escolinhas e projetos sociais. E, geralmente, a partir dos 15 anos, os garotos passam a ter rotina de gente grande, com atividades diárias de treinamento no clube e já vestem a pesada camisa cinco estrelas nas competições de base por todo o país. Nos últimos dois anos, garotos ainda mais novos estão tendo a oportunidade de representar o time celeste nos torneios e vivenciarem situações que vão acelerar seu crescimento profissional.

Garotos ficam com o bronze na Taça Paraná – Foto: Divulgação Taça Paraná

Foi o que aconteceu na Taça Paraná, disputada pelos cruzeirenses no último fim de semana, em São José dos Pinhais-PR. Em um dos principais campeonatos de base do país, em cinco dias de torneio, os meninos do Sada Cruzeiro subiram ao pódio e comemoraram o terceiro lugar na categoria sub-18 da competição. Com praticamente todo o elenco da equipe do JF Vôlei, de Juiz de Fora, formado pela base do Sada Cruzeiro, o clube tem dado oportunidade a atletas ainda mais novos.

“Toda a nossa equipe juvenil está em Juiz de Fora. Então, neste ano, estamos tentando aproveitar o máximo possível todos os garotos que treinam conosco jogando as competições na categoria deles e acima. E isso é muito bom para o desenvolvimento deles, mantém toda a nossa categoria participando das competições em alto nível. A nossa participação na Taça Paraná foi muito positiva. Esse torneio funciona quase que como um campeonato brasileiro de clubes. E foi muito bom para o crescimento dos nossos garotos. Tivemos alguns momentos complicados, perdemos dois jogos, e fizemos um jogo duro com o Minas na semifinal mais difícil, que foi quase uma final antecipada. Jogamos contra escolas diferentes de voleibol. E eles, com tão pouca idade, estão sendo levados a dar o seu máximo”, analisou o treinador da equipe, Tiago José Silva, destacando o quanto os atletas mais jovens estão ganhando experiência.

“Jogamos o Estadual juvenil com apenas um garoto com essa idade. Todos os demais atletas eram infanto e alguns ainda em idade infantil. Estamos pulando etapas, com muita responsabilidade e profissionalismo”, concluiu Tiago.

Parceria com o JF Vôlei

Com o objetivo de oferecer aos jovens talentos experiência e rodagem muito além do que os demais atletas dessa idade já vivenciaram, o Sada Cruzeiro firmou uma parceria com o JF Vôlei. E dez jogadores formados na base estrelada, nove deles ainda em idade juvenil, foram cedidos por empréstimo para disputarem a Superliga pelo time da Zona da Mata. Eles estão enfrentando as grandes equipes do voleibol brasileiro, incluindo o próprio clube estrelado, na elite do maior campeonato do Brasil.