02/08/16 - Amistosos

Depois de vencer o primeiro amistoso, Sada Cruzeiro é superado pela Polônia por 3 a 1

Foto: Renato Araújo – Divulgação Sada Cruzeiro

Sada Cruzeiro e Seleção da Polônia fizeram na noite desta terça-feira, 02/08, no Ginásio de Contagem, o último jogo da série de amistosos entre os dois times. Desta vez, quem saiu com a vitória foram os poloneses, que fizeram 3 sets a 1, com parciais de 20/25, 25/23, 25/23 e 25/12. Na sexta-feira passada, no mesmo local, o elenco cruzeirense derrotou os europeus no tie-break, em um duelo emocionante, que levantou as arquibancadas do Riachão.

“Nosso primeiro set foi muito bom, depois baixamos muito, com muitos erros. Acho que eles jogaram muito bem também, tiveram um bom saque. Nosso primeiro jogo contra eles foi muito bom, esse segundo serviu de experiência, principalmente para os mais novos, de que tem que entrar e jogar bem. Mas esse é apenas o segundo jogo da temporada, a gente ainda está no início dos trabalhos. Estou feliz pelo que fizemos nos últimos dias. Estamos apenas na pré-temporada e essas partidas contra a Polônia ajudaram muito nesta fase inicial”, analisou Leal, maior pontuador do Sada Cruzeiro, com 17 pontos.

Pelo time da Polônia, o destaque foi o ponta Kubiak, com 20 marcações. E no intervalo do segundo para o terceiro set o capitão da Polônia recebeu das mãos do presidente do Vittorio Medioli uma placa comemorativa, que dizia ter sido uma honra para o time celeste ter recepcionado os poloneses neste período antes da Olimpíada. Ao lado de Medioli estavam o secretário de Estado de Esportes de Minas Gerais, Carlos Henrique, além de Tomas Mendes, vice-presidente da Federação Mineira de Vôlei – FMV.

A Polônia faz sua estreia na Olimpíada do Rio de Janeiro no próximo domingo, 7, enfrentando o Egito, às 15h, pela chave B. Mais cedo, o Brasil, com o levantador William e o oposto Evandro, joga às 11h35, contra a seleção do México, no grupo A.

O jogo

Contando com um bom saque, o bloqueio cruzeirense fechou as portas para os poloneses no primeiro set, com cinco pontos no fundamento. O set até iniciou bem equilibrado, mas a partir do 16º ponto os donos da casa conseguiram dois pontos seguidos, com Alan no bloqueio, e seguiram na frente, fechando com certa tranquilidade em 25/20.

A Polônia chegou a abrir 6 a 2 no início do segundo set, mas o Sada Cruzeiro logo empatou em 6 a 6, forçando o erro adversário e aproveitando bastante os contra-ataques. A partir daí o jogo seguiu muito disputado, com uma ligeira vantagem para a seleção da Polônia, que empatou em um ataque de Kubiak, em 25/23.

O bom ritmo da Polônia continuou na parcial seguinte, com boas atuações do sistema defensivo, enquanto o Sada Cruzeiro foi mais irregular e cometeu mais erros, principalmente no ataque. Com isso os europeus fizeram 2 a 1, com outro 25/23.

No quarto set o time celeste ainda não reencontrava o seu melhor ritmo. O técnico Marcelo Mendez promoveu algumas mudanças, mas logo a Polônia marcava 13 a 6, e finalizou em 25/12.

Sada Cruzeiro – Fernando Cachopa, Alan, Filipe e Leal, Simon e Éder Levi e o líbero Serginho. Entraram Leozinho, Pedrão e Rodriguinho. Técnico: Marcelo Mendez

Polônia – Nowakowski, Konarski, Lomacz, Kubiak, Mika, Bieniek e o líbero Zatorski. Entraram Kurek, Drzyzga, Klos e Bednorz. Técnico: Stephane Antiga